Espelhos

 

 

.
“- Nunca foram de ouro puro os ceptros e coroas dos imperadores farsantes, mas sim de ouropel e de lata – respondeu Sancho Pança.
– É verdade – tornou D. Quixote –, nem seria acertado que fossem finos os atavios da comédia, mas sim fingidos, como é a própria comédia, que eu quero, Sancho, que tu estimes, e que por conseguinte estimes igualmente os que a representam e os que as compõem, pois todos são instrumento de um grande bem para a nação, pondo-nos a cada passo diante de um espelho, onde se vêm ao vivo as acções da vida humana, e nenhuma comparação há que tão bem nos represente e o que somos, e o que havemos de ser, como a comédia e os comediantes. Senão, diz-me: não viste representar alguma peça onde entrem reis, imperadores e pontífices, cavaleiros, damas e outras personagens? Um faz de rufião, outro de embusteiro, este de mercador, aquele de soldado, outro de simples discreto, outro de namorado simples, e acabada a comédia ficam todos os representantes iguais?
– Tenho visto, sim – respondeu Sancho.
– Pois o mesmo – disse D. Quixote – acontece no palco deste mundo, onde uns fazem de imperadores, outros de pontífices, e finalmente todos os papéis que podem aparecer numa comédia. Mas, em chegando ao fim, que é quando se acaba a vida, a todos lhes tira a morte as roupas que os diferenciam, e ficam todos iguais na sepultura.
– Óptima comparação! – disse Sancho. – Apesar de não ser tão nova que eu não a ouvisse já muitas e diversas vezes, como a do jogo do xadrez, no qual, enquanto dura, cada peça desempenha o seu papel especial e, quando acaba, todas se misturam, todas se juntam e baralham, e se metem num saco, que é o mesmo que dar com a vida no sepulcro.
– Cada dia, Sancho – disse D. Quixote –, te vais fazendo menos simplório e mais assisado.”

 

Sobre soliplass

email: friluftogvind@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s