Pensar positivo e afastar o desânimo, valorizar o tanto que a vida nos dá

Dias Loureiro declarou-se “emocionado” com o “lado dos afectos” retratado na biografia (intitulada “José Sócrates – O menino de ouro do PS”), sobretudo na parte em que a autora referiu a ligação do líder socialista à aldeia transmontana onde nasceu há 50 anos, Vilar de Maçada. “Há duas coisas que não podemos escolher: os nossos pais e a terra onde nascemos. Temos a obrigação de respeitar essa herança, amá-la e transmiti-la”, afirmou.

Mas Dias Loureiro elogiou também as características políticas de Sócrates. Por exemplo, a sua “atenção aos detalhes”. “Só quem está atento aos detalhes pode fazer grandes coisas. Essa é uma característica dos grandes homens.” Elogiou-lhe também a “sensatez” e a “prudência” e ainda o seu “optimismo”: “O optimismo de Sócrates faz muito bem a Portugal”.

É e muito principalmente nestas alturas de crise que que relembro o que deveria ter sido gravado a letras d’ouro no firmamento; que mais me lembro o quanto precisamos de homens sólidos, homens, que nos incitem ao cultivo, que nos embriaguem de novo em vapores dos sólidos e primordiais valores da cultura ocidental: o afecto e o optimismo. Providenciais homens que Deus nos vem permitindo, e seus encontros.

Comment les Grecs ont-ils mis en fables ce que les Hébreux ont mis en histoire? serait-ce par le don de l’invention? serait-ce par la facilité de l’imitation? serait-ce parce que les beaux esprits se rencontrent? Enfin, Dieu l’a permis; cela doit suffire.”

Escreveu Voltaire no Dictionnaire philosophique, “Bacchus”. Só anos mais tarde Arthur Schopenhauer, que não ficou especialmente conhecido pelo optimismo, um herético e um cáustico – malta do contra, para sermos parcimoniosos – afinaria a coisa:

“Il semble que le bon Dieu ait créé le monde au profit du diable: il aurait mieux fait de s’abstenir.”

 

Sobre soliplass

email: friluftogvind@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s