Tombos


Erik Orsena, autor que merecia ser lido só pelos títulos inventados, como aquele que diz que a gramática é uma canção doce ou o outro que sugere a história do mundo em duas  guitarras, escolhe para intróito do seu romance Longtemps uma citação de Joseph Conrad de Lord Jim que sustenta que o homem, pelo simples facto de nascer, cai ao sonho como se cai ao mar:

Curioso baptismo o de Nam: o cair no seio dos efeitos dessa teoria do dominó, que sugere pequenas peças que tombam sucessivamente numa superfície, e que, como o geral das peças das teorias humanas, acabam em lama, sangue, napalm, bombas de fósforo ou urânio.
Via este ano num calendário pela primeira vez a foto de um homem que recolhe uma criança recém-nascida do mar. Ao nascer, o pequeno Nam caiu não no sonho mas no pesadelo; o barco de pesca com 271 refugiados que buscou abrigo numa plataforma petrolífera no mar a sul do Vietnam.
A bordo de um navio alugado por uma organização humanitária ou caritativa, o Lysekil, Erling Borg, jornalista enviado pelo Dagsrevyen, faz parte da escada humana que recolhe os refugiados do mar de pesadelo – não de sonho – e entre eles o pequeno Nam, acabado de nascer. A foto, batida pelo fotógrafo do jornal Aftenposten foi foto do ano em 1979, tal como aparece agora reproduzida num calendário …  é de uma beleza infinda.

O pequeno Nam, nos dia de hoje, aos 31 anos e a residir em Bergen, numa reportagem  de 19 de Janeiro do Aftenpost, junto à foto que o retratou recém-nascido .

Sobre soliplass

email: friluftogvind@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s