Da inutilidade dos blogs e da escrita

Escrever em blogs é, como se sabe um exercício vão, e assim pensarão muitos. J. Rentes de Carvalho, no Tempo Contado tem hoje uma boa e económica dissertação sobre o tema, num post intitulado Para quê tanto berro? Que se convida aqui a ler.

Tem razão no que escreve? Claro que tem. E no entanto, o que se escreve em blogs, o facto de existirem indivíduos que se dão a esse trabalho, é algo de precioso apesar da aparente inutilidade. Os blogs quebram um certo isolamento, permitem comunhão de pensamento, o afinar de argumentos. Permitem retratos, que são sempre uma forma de resistência. E a exposição de um estado de coisas. Lembro-me por exemplo (o post é inesquecível) do retrato que esboçou de um engenheiro da Mota-Engil em Junho passado – vão lá ler que é de partir o coco.

Para lá dos blogs que leio diariamente de pessoas que conheço, há três blogs portugueses de gente que desconheço mas cuja leitura é um exercício diário, o que os torna de alguma forma íntimos. Aliás, li os três da frente para trás quando dei com eles. São o Jansenista, o Antologia do Esquecimento, e o Tempo Contado. Eles permitem um convívio com gente diversa, sã, culta, independente, e, qualidade suprema – imprevisível. A utilidade do que ali se vai lendo ultrapassa em muito o facto de um texto ou outro ter sido ali escrito de uma certa forma. A utilidade é acima de tudo o conforto de saber que gente assim existe e se dá ao trabalho de escrever.

O que deixam é pouco? Depende… e depende também do que cada um anda à procura, do que se guarda na memória, em que cadeia de memórias o inscrevemos. Por mim, guardo na memória o que escrevem, e também a citação que Koestler, no livro emblemático acima, escolheu para a primeira página. E aqui fica, que pode aproveitar a alguém.

Sobre soliplass

email: friluftogvind@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s