De uma religião a outra num piscar de olho

Entre os vários episódios curiosos da História das religiões e dos homens religiosos, conta-se o de uma conversão ou baptismo, o do Rabi Israel Zolli e a sua esposa. Israel Zolli, o rabino que não queria deixar de ser o rabino da sinagoga de Roma, tomaria o nome de Eugénio em honra do Papa Pio XII. O Baptismo dos Zolli, aconteceu no dia 13 de Fevereiro de 1945, na igreja romana de Nossa Senhora dos Anjos depois de Zolli ter sido acusado pela sua comunidade (a judaica) de se ter protegido a si mesmo, não tomando parte pelas vítimas da violência nazi em Roma, especialmente as vítimas dos massacres ocorridos nas caves adreatinas.

Confrontado pela sua congregação em Roma depois da ocupação pelas forças aliadas, Zolli defendia-se dizendo que não tinha podido tomar partido pelos seus porque morto de pouco lhes teria servido… este é o retrato da coisa deixado pelo correspondente americano Michael Stern:

Episódios destes, de um líder espiritual que não o quer deixar de ser e que muito relutantemente abdica do seu posto de líder espiritual para logo se converter a uma nova religião, dão que pensar. De resto, aconselha-se todo este livro (se aconselhar podemos outra coisa que não favas com chouriço) a história pessoal de Pio XII, aqui apodado de “o Papa de Hitler” porque ela é também um rol de “exemplos” no pior dos sentidos. Nem é caro aliás e pode encomendar-se aqui . O episódio relatado atrás, e de que a foto reproduz um excerto, é da p. 322.

Sobre soliplass

email: friluftogvind@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s