Exemplos

Para compreender melhor exemplos destes (a recusa da limitação dos salários dos gestores públicos por parte de PSD e PS), e lê-los num enquadramento histórico, importaria ler deste excelente estudo de Carlos Jalali sobre o sistema partidário português as páginas 214 e seguintes, onde se fala da cooperação (que não é de hoje) entre os dois maiores partidos: O PSD e o PS. E aqui é apontado por quem sabe – e disto sabe o autor melhor que outros porque é talvez o melhor especialista português na matéria – que os dois partidos têm cooperado principalmente em duas àreas: na manutenção do sistema eleitoral que lhes permite uma espécie de rotativismo de funesta memória para o parlamentarismo monárquico oitocentista; e na apropriação dos cargos do Estado pelos homens e mulheres dos respectivos aparelhos partidários.

O recente aventar da redução do número de deputados à Assembleia, parece destinar-se também a assegurar que isto – a manutenção de tão altos “exemplos” não muda ou mudará.

Sobre soliplass

email: friluftogvind@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , . ligação permanente.

2 respostas a Exemplos

  1. CBO diz:

    Eles esgadanham-se, mas quando vêem o território ameaçado por algum agente externo, cerram fileiras e lutam lado a lado.
    Bem lembrado o estudo do Carlos Jalali.

  2. soliplass diz:

    É também o que Jalali refere, as encenações a que estes dois maiores partidos se entregam num jogo de «luta livre americana» ou «pro-wrestling politics» num conflito cuidadosamente encenado, em que nunca se refere o essencial (p.216) e os perigos potenciais disto (p.218): a desafectação previsível do eleitorado. No essencial, cooperam.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s