Ao verificar com espanto que o mundo se não findou

De vez em quando aí pla bloga há uns posts intitulados eu hoje acordei assim… E hoje, um dia depois de ontem – como de costume -, logo pela manhã, um gato de pêlo brilhante, branco e cinzento, caçava cuidadoso pássaros ou bicharada avulso na erva molhada do quintal. Ou talvez fingisse, treinando,  movimentos. O sol despontou generoso, iluminando as gotículas suspensas na erva crescida e o pêlo brilhante do gato em movimentos cuidadosos.

A bananeira no quintal fronteiro exultava de verde e fresquidão. No fogão a chaleira assobiava, adivinhando cheiro de café. Enquanto à janela, deliciado com uma manhã luminosa, ouvia uma sinfonia de assopros saída do secador com que a consorte procurava moldar aquelas melodias do cabelo que só as mulheres sabem como. Que maior garantia de que o mundo continuará nos trilhos costumeiros que uma mulher que se olha ao espelho e ajeita o cabelo? Quando saírem à rua sem o fazer, aí sim, começa a haver motivo de preocupação…

O relógio cavalgava, como sempre de manhã antes do trabalho, encurtando o amarelo das fatias de mango, as torradas, o prazer da conversa à volta da chávena do café matinal. Mas era o único contratempo. O mundo para surpresa geral, não acabou, ou ruiu. Lido o que ontem se publicou por jornais e bloga, crises, instituições, economia e finanças, o sobrolho do presidente à crise da justiça (essa casa de tolerância), o diário epigrama de Medeiros Ferreira, e a preocupação de Carrilho, o estremecimento do Pitta, a gente teme o pior: a derrocada e as trompas do Juízo (ou falta dele) Final. E afinal, um gato na erva, como se nada fosse.

Eu hoje acordei assim… a olhar o quintal, e a lembrar uma página esquecida da velha novela de Johnson; Rasselas. Se der jeito a alguém, a quem a paciência já falte para aguentar a queixinhosa eloquência dos que vêm o espectro da fome em cada voejo ou salto de gafanhoto… aqui fica:

Sobre soliplass

email: friluftogvind@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s