Toda a sabedoria humana não vale um par de botas curtas

Que me perdoem os leitores por ter postado abaixo sobre um tema tão prosaico como…botas. Especialmente num dia em que temas tão grandes (os desígnios políticos nacionais) se levantam e merecem a nossa atenção comentadeira. Se bem que tudo isso não mereça um par de botas. Demitiu-se um, aguarda-se a providencial e sibilina decisão de outro, e o catano… e a puta da economia descarrilada, os juros, e como se relata aqui, “Capucho, um entre os muitos barões da São Caetano à Lapa, deixou há dias dito ter chegado o momento de a ética e a moralidade voltarem à política”, se bem que – como observa o autor -, não se perceba porque de lá teria saído….

Apenas na aparência, no entanto, o tema das botas se afasta das esferas da alta cultura e da política. Susan Sontag, num dos seus ensaios tece grandes encómios a um trecho das Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis – obra precursora do Realismo na literatura brasileira -, um trecho onde se fala das conveniências de umas botas apertadas; numa comparação entre a vida e as ditas.

É este trechozinho ao lado onde Machado de Assis defende que toda a sabedoria humana não vale um par de botas curtas. Que Sócrates e sua panóplia de manequins e pandeiretas electrónicas, ventrículos de alta ciência e opinion makers, tenha trabalhado como poucos para nos parecer um destes pares de botas curtas de que falou Machado de Assis, parece-me pacífico. É um “par de botas” que a vida política portuguesa – se alguma forma remota de juízo a anima ainda – deveria descalçar com alívio.

Sobre soliplass

email: friluftogvind@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s