Come as you are

Ao ler as notícias hoje de manhã, as debandadas de férias e etc., rumo aos allgarves, relembrei uma paragem antiga numa estação de serviço aquando de um destes períodos de férias ou feriados. As famílias numerosas saltavam das stationwagons, e, capitaneadas pelos patriarcas de cavalinho e jogador de polo no peitoral da camiseta, fritavam com o olhar todos os que não lhe quadravam no estilo de vida. O país era um estorvo como de costume. Houellebeqc no  La Pursuit du Bonheur tem dois versos que fecham um dos poemas que me lembraram aquilo:

Les regards qu’ils se jéttent come un combat de chiens,

Les movements qu’ils font autour d’un centre vide.

Lembra-me isto, porque (que me perdoem os leitores as minudências) reparei esta manhã que desapareceu de Oslo dos vidros das montras de uma loja de roupas uma das suas frases mais belas, aquela da foto acima: Come as you are. Seria uma boa frase de boas-vindas para os que aqui vão aparecendo…

No fundo é isso que devo a esta terra e onde encontrei não apenas o orgulho de um país mas também a mais plena liberdade. A liberdade de ser e pensar o que penso e o que sou. Gostaria que todos aqui pudessem encontrar um tal território. Foi aqui que encontrei o melhor da companhia humana, e o melhor da solidão. Vendo as fotos antigas que fui digitalizando, este vale onde aterrei depois de uma tarde de voo, o café e os waflers que se seguiram num café de província e onde entrei de mochila às costas para uma sessão de risota com uns velhotes locais, agradeço cada momento de liberdade, sobre vales e montanhas, ao som de vento ou de silêncio. Não me move o desejo de convencer ninguém das fracas teses que subscrevo. Ou de conquistar seguidores para as fracas opiniões que aqui deixo. Gostaria apenas que cada um que aqui chegasse pudesse reconhecer – no que mal ou bem que aqui se vai escrevendo – algo que pudesse ser resumido naquela frase desaparecida numa esquina de Oslo: Come as you are.

Sobre soliplass

email: friluftogvind@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s