Provas e indícios

O nosso Montesquieu da beira-Mondego surge-nos
constitucionalíssimamente com mais uma pérola
d’aliments qu’on fait ingurgiter de force aux volailles. As garantias e o caralho, bem visto!

É uma porra qu’um cidadão se ache de repente diante de um colectivo de togados, metido em camisas-de-onze-varas, forçado a provar do nada que é um homem de vida direita, de mãos lavadas, e que fez (pelo menos desde a cartilha da pré-primária onde estudou o pensamento de Jefferson), do tenro coração um poço de virtudes republicanas.

É mais difícil ainda quando – por via das sociedades pós-modernas (sir Espada, [citando sir Popper], as dira abertas como fazenda pública às unhas de certos maraus), da urbanização (urbanidade nunca), e do anonimato da vida moderna – de um cristão não fica muito mais do que um registo ocasional de um dito ou expressão numa aldeia perdida p’ra lá dos fraguedos do Marão: por exemplo, um vinho «incrível». Mas tirando uma coisa deste cariz, que mais podemos dizer em nosso favor e que a memória pública possa corrobar?

É complicado (como sói dizer-se), e, não eu sendo causídico nem tendo diplomas em jurisprudências, só uma solução se me afigura: não tendo o defendente recebido lauda pública e notória (em amatório verso ou prosa apologética) por parte do Sr. Pitta, do Sr. Galamba, de José Manuel Fernandes, de João Miranda ou outros similares cultores do mot Juste, não tendo recebido elogio em entrevista televisionada ou rádio-difundida por parte do Dr. Ricardo Salgado, que o invoque. Pode não constituir prova cabal de que é um cidadão honesto e impoluto. Mas será um bom indício.

Sobre soliplass

email: friluftogvind@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s