Industrial de sebo na gola do casaco.

Cheguei pela indicação do André ao texto de Isabel do Carmo e àquele mundo que descreve. Àquele tempo em que “Aos meninos e meninas dos poucos liceus (aquilo é que eram elites!) era recomendado não se darem com os das escolas técnicas. E a uma rapariga do liceu caía muito mal namorar alguém dessa outra casta.”

Ainda presenciei esta mentalidade mesmo depois do 25 de Abril. No liceu onde estudei havia certa docente de Física e Química, sempre pintada ao promenor e vestida de tweeds como lorda inglesa, que no ínicio do ano procurava logo distinguir quem era quem. O quem é quem que se manteria para o resto do ano vinha-lhe por via das profissões dos papás. Criava-se assim nas suas aulas uma hierarquia que procurava manter ao longo do ano lectivo. Um dia de início de ano desdenhou da profissão de carpinteiro do pai de um aluno. E o aluno seguinte, meu conterrâneo e de bom-coração até hoje, questionado sobre o mesmo assunto e só por solidariedade com o outro armou-lhe a rasteira. Disse: «É industiral!». De facto até era. De louças e faianças. Porque aquilo era credível dada a boa indumentária do pupilo, a mestra mostrou-se curiosa:

– Sim?

– É, sôtora! Tem uma fábrica de sebo na gola do casaco!

A mestra, enrubescida de iras por lhe terem tirado o tapete daquela forma, esticou o dedo num gesto brusco e apontou a porta com um grito estridente:

– Rua, já!

Ia ser tomado de ponta o resto do ano. Em compensação, e em honra do gesto,  passámos a alcunhá-lo de «o filho do industrial».

Sobre soliplass

email: friluftogvind@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s