A luta pela memória

Como os que se gostaram deste mimo se lembrarão, estive – em Outubro último – em Buenos Aires no fim-de-semana em que decorriam as eleições presidenciais em que foi reeleita Cristina Krichner. Em frente da Casa Rosada, ainda estandartes ou placards como aquele ao fundo (ao lado e à esquerda do monumento 25 de Maio que ostenta “400 locos que tienen memoria”), são o testemunho da história trágica e ainda recente da Argentina e do que sofreu sob a ditadura.

Na Praça de Itália (aí comprei parte da obra de Rudolfo Walsh que deixou uma das mais corajosas cartas ao poder político de que há memória a «Carta Abierta de Rudolfo Walsh a la Junta Militar» – seria asassinado no dia seguinte) há um vastíssimo leque de livros que evocam esse período trágico da história recente argentina, como este La Rebelion de las Madres.

 No interior da Casa Rosada no Salón Mujeres Argentinas, a mesma foto da capa do livro, em lugar central. Uma homenagem às mulheres corajosas que lutaram pela memória dos desaparecidos. Lembre-se, a propósito, que até Claudio Magris criticou o papa João Paulo II pela frieza com que as recebeu, facto tanto mais estranho quanto fez estandarte do seu pontificado o culto mariano.

Um dos blogs favoritos cá de casa é o Crónicas do Rochedo. Directamente da Argentina Carlos Barbosa de Oliveira – ele próprio deixou memória dos “esquecidos em vida” naquele que é segundo a minha opinião um dos grandes posts da blogosfera portuguesa – escreve sobre uma luta singular de uma professora pela memória dos desaparecidos, neste caso, um casal de jovens, no post Melincué que convido os leitores do Âncoras a ler. E também sobre o papel da actual titular da Presidência da Argentina Cristina Krichner na preservação da verdade, afinal o maior património de um povo. Um belíssimo post.

 

Sobre soliplass

email: friluftogvind@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s