Brilhos

Lembrei-me ao ler o post de Rui Bebiano sobre Olof Palme onde escreve “Palme faz-nos falta porque nos fazem falta políticos francos e corajosos. Que pensem grande e pensem alto. Dos quais se possa duvidar mas a quem se respeitem sempre o rasgo e a coerência. Faz-nos falta porque nos fazem falta políticos com brilho nos olhos.” de um discurso de Jens Stoltenberg a 1 de Maio de 2008, durante as comemorações do partido trabalhista norueguês do dia Primeiro de Maio.

É um dos mais admiráveis discursos que me foi dado ver. Jens está, visivelmente, embriagado. Mesmo assim, diz tudo certo, ao evocar as lutas passadas (conquista de direito de sufrágio, protecção social, férias, etc.) e os projectos futuros. É um discurso fantástico porque é um dos raros momentos em que podemos ter quase a certeza que um político diz a verdade; o que pensa, sem truques de rectórica. A forma como discursa (ou fala) é de uma franqueza e de um humor exemplar. Quanto a mim é um discurso histórico. Quando um político se puder dar ao luxo de discursar bêbado, temos um país de luxo.

Reparem no «à vontade» com que se dirige à audiência. É visível que se sente à vontade porque sabe que representa as opiniões dos que o ouvem e em relação a eles não sente distância. O seu comportamento exemplar aquando dos acontecimentos do «massacre de Oslo» a 22 de Julho  (que levou a comunicação social dinamarquesa a exlamar “também queremos um primeiro-ministro assim) já podia ser adivinhado aqui.

 

Sobre soliplass

email: friluftogvind@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s