Fracturas

Os sebos brasileiros são um pródigo território de caça. Recentemente, uma primeira edição do  Making Democracy Work, o seminal estudo de Robert Putnam sobre tradições cívicas em Itália, um clássico da Ciência Política. Imperdível, 15 Reais.

No final do ano passado ao ler um artigo do jornal Dagens Næringsliv onde vinham estampados os níveis de rendimento per capita das diversas regiões italianas, voltei a lembrar-me deste estudo e do pessimismo institucional das conclusões de Putnam. As tradições históricas têm peso, e entre elas as tradições de sociabilidade e das relações hierárquicas de poder. São (ou não) um precioso lubrificante para os problemas da acção colectiva.  No final do cap. 4, à guisa de conclusão do nele exposto:

Esta fractura entre a parte norte-italiana e o mezzogiorno, não foi ainda sanada dentro do espaço político italiano. Divide grosso modo as regiões de cidadãos das regiões de súbditos.

A linha de fractura italiana corre paralela a uma outra europeia, similar. A que divide, não regiões, mas os Estados de cidadãos dos Estados de súbditos – entre os quais se encontra Portugal. A crise das dívidas soberanas, que finalmente emerge, passa também por aí. Era uma questão de tempo.

Chi ara diritto, muore disperato” diz o provérbio calabrês. E a cartilha do grosso do nossos políticos, eleitos ou não.

 

Sobre soliplass

email: friluftogvind@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Uma resposta a Fracturas

  1. soliplass diz:

    E chamar-lhe democracia é já uma grande bondade sua. Mas temos que lhe chamar qualquer coisa não é? E como «caso de polícia» é feia alcunha…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s