O fogo e as multidões

Recordo uma crónica de João Pereira Coutinho no Folha de S. Paulo (Elias Canetti faz manifesto de ódio) onde este perorava sobre a obra de Elias Canetti e onde às tantas se lia:

 “Elias Canetti (1905-1994), Prêmio Nobel de Literatura em 1981 (inexplicável), autor de “Auto-de-Fé” (escrito aos 25 anos e sua melhor obra, editado no Brasil pela Cosacnaify) e de um tratado imensamente débil (e imensamente lido) intitulado “Massa e Poder” (1960).”

Que considere o tratado como imensamente débil, faz suspeitar que o não tenha lido assim tão imensamente o próprio cronista. Enfim, só suspeitas…

O tratado de Canetti é cheio de observações pertinentes, nomeadamente as da simbologia do fogo; o seu poder de simbolizar e mobilizar as as multidões em fúria. Basta digitar no google images a palavra inglesa «riots» e o resultado (ou o incêndio) é este, coisa a que nem Coutinho pode obstar. Relembrando uma das páginas que Canetti dedica ao assunto no primeiro capítulo do Crowds and Power:

Sem querer defender aqui tese em tratado, parece-me muito mau sinal sinais de fogo em frente do Palácio de S. Bento, como em Atenas. Novamente me ocorre isto ao ler no Declínio e Queda o post de Luís M. Jorge de onde a foto que encima o post foi copiada.

Queira Deus que me engane e que Coutinho  tenha razão, é claro. It seeks an enemy… escreve Canetti.  Nem todos são como eu para defender a senhora dona Jonet com subtilezas civilizacionais – lembra o Luís M. Jorge.

Sobre soliplass

email: friluftogvind@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s