Premática

“¡Oh vida miserable! Pues ninguna lo es más que la de los locos que ganan de comer con los que lo son.”

Assim clamava o Buscão imortalizado por Quevedo, ao ver as práticas do eclesiástico, que para lá de “homem de galhetas”,  era “poeta de cegos”.

Vejo o amigo Fialho de candeias às avessas com um dos nossos obesos homens de galhetas e redondilhas (nos tempos que correm – à frugalidade), e, por uma vez, estou em desacordo com ele. Estas prédicas e discursos com que andam castigados os prelos e as sebentas podem vir a constituir forte veia de minérios e pérolas. Uma reserva da nação. Lembre-se amigo Fialho da  Premática del desengaño contra los poetas güeros, chirles y hebenes: segundo o buscão D. Pablos (e isto é tudo gente saída a buscar),

Y por cuanto el siglo está pobre y necesitado, mandamos quemar las coplas de los poetas, como franjas viejas, para sacar el oro, plata y perlas, pues en los más versos hacen sus damas de todos metales, como estatuas de Nabuco».

Ora os escritos de blasfemos e insurgentes, as estopas económicas e látéxes morais de João César das Neves, as as epístolas macro-micro contábeis de Camilo Lourenço,  podem (indo o século magro, e tomando por boa a teoria filosofal de D. Pablos príncipe da vida buscona), se fundidos e libertos da ganga dos textos – que são as vírgulas, as cedilhas e os travessões-  dar não apenas toda a espécie de riqueza mas outros sub-produtos – a saber: boa governança; mérito premiado; justiça distributiva de alto quilate; cristaníssima e pia caridade; competência; ciência-a-rodos; sã-consciência-aos-baldes; competitividade; rigor; modéstia; aprovisonamento; poupança; virtudes cívicas e políticas, profanas e teologais… e claro, produtividade. Tudo coisas de que anda a nação carecida.

Podemos, amigo Fialho, ter aqui um filão. Assim fossem eles espremidos e quem lhes encomenda o motejar…

Sobre soliplass

email: friluftogvind@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s