Ajudar

Nos dias que se seguiram ao atentado de Breivik na Noruega, ouvia-se repetidamente a mensagem do primeiro-ministro Stoltenberg: « hjelpe hverandre og støtte hverandre». Ajudem-se mutuamente (uns aos outros) e apoiem-se uns aos outros. «Temos que tomar conta uns dos outros». Esta parece ser mensagem de que o poder por cá no rectângulo anda arredado. Compreende-se, porque grande parte do poder dos indivíduos (se a isso chegam) que o possuem, depende da atomização da sociedade. Não gostam da acção directa, nem nisso, a entre-ajuda dos cidadãos.

É por isso um prazer ver a apologia dessa entre-ajuda. Por exemplo aqui, no Areia às ondas:

“Tenho o hábito de muitos anos de dar tudo o que não uso, brinquedos e livros infantis incluídos, e entendo a angústia daquele momento.
Fiquei feliz por ela ter dado a alcofa: qualquer das pessoas a quem a pudesse emprestar novamente não precisam dela daquela forma e conseguirão substituí-la.
Não está aqui em causa a caridade versus acções concretas para erradicar a pobreza, está aqui a prova que podemos sempre fazer alguma coisa. Basta querermos e não termos medo de nos aproximar de quem precisa.
Desejo as maiores felicidades à menina que vai dormir na alcofa que foi do meu filho e dos meus sobrinhos, a quem amo desesperadamente.
O nó na garganta que se cria ao pensar no assunto remete-me para milhões de pessoas que vivem como fantasmas aos olhos alheios, que fingem não os ver, e cujo número cresce assustadoramente.”

Sobre soliplass

email: friluftogvind@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s