O consenso

Fez na passada segunda-feira três semanas. Ao tentar pagar das duas vezes anteriores uma coima que me afirmaram em dívida, não “havia sistema”. Bendito sistema que me lá fez voltar, e uma vez que não queria abandonar o país sem ter tudo regularizado, porque numa altura da vida em que se pensa que já tudo é visto, ainda há surpresas…

Seriam três e meia da tarde, havia por lá um sujeito com o “sistema” prestes a entrar em ebulição, gesticulando, falando alto. Teria por volta de 55 anos. Em tom distinto e sem poupar nos decibéis dizia ao funcionário atrás do balcão da tesouraria das finanças que tinha que desembolsar tudo aquilo (ignoro o montante) porque eram obrigados agora (ele e os outros) que pagar o que o Dias Loureiro e o Oliveira e Costa e o Cavaco, e mais a rapaziada do Sócrates, tinham roubado. «Isto é para pagar o que esses ladrões roubaram!» – dizia alterado.

Ainda pensei que levasse uma reprimenda qualquer: afinal tinha dito ali numa repartição pública o nome do presidente em exercício com todas as letras. Mas não. Tão calmo como se descascasse as batatas da ceia, enquanto ia organizando os impressos a devolver ao contribuinte, o funcionário, que aparentava idade um pouco acima do que protestava,  disse-lhe em resposta – com voz mais calma mas perfeitamente audível – e em tom de quase indiferença, que sim, pois foi, mas não há nada a fazer, e que agora tem que ser pago. Tem que se ir buscar (o dinheiro) aonde o há e a quem o tem. Assim, como quem, ao descascar as batatas para a ceia, faz conversa casual. Já não sei o que assusta mais: se o protesto nas ruas… se este consenso entre os que cobram e os que pagam.

Sobre soliplass

email: friluftogvind@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s