Tempos e Eras

001

Navio anti-tabágico, é  a este recanto no deck que venho muitas vezes pela meditosa cigarrística. Há coisa de um mês à entrada de um porto alemão e em dia cinzento, fumando o fatalíssimo e fardado de cozinheiro, entabulei conversa com um casal de holandeses que retornavam da Noruega. Ouviram-me surpresos que quase odiava os holandeses – eles tinham sortudos nas livrarias as obras todas de Rentes de Carvalho e nós não. Riram-se, confessaram que tinham visitado Portugal orientados pelo seu guia, mas que os romances nunca tinham lido.

Recentemente, ao arrumar na estante o último livro que lhe li (Tempo Contado) calhou repousarem ali perto os de Eric Hobsbawn – The Age… of Revolution, of Capital, etc.; voltei a estalar de gargalhadas ao pensar no engenheiro da Mota-Engil de um dos seus post do blog: «Quarentão azedo, cara de poucos amigos, logo aos gritos […]  pedia o apoio dos basbaques, pateava na calçada […] berrando ao mesmo tempo que me apontava o dedo com o gesto que faria se fosse uma pistola:

– Fique a saber que sou engenheiro da Mota-Engil!»

Se calhar (digo eu), a par do orgulho de o mencionarmos aos seus conterrâneos holandeses, a par das boas risadas, ensinamentos ou emoções colhidas dos seus posts do blog, poderíamos ainda dever a Rentes de Carvalho a contribuição para uma boa taxonomia das eras portuguesas. A que atravessámos recentemente poderia ser sem prejuízo denominada a era da Mota-Engil. Era um bom taxón para o tempo que recentemente nos foi cozinhado por esta bicharia digna de Lineu, fervilhante caldeirada  de arrogância e de ridículo.

Sobre soliplass

email: friluftogvind@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s