Escolhas

Há uns anos atrás, num blog, perguntava-se como foi possível ao génio da literatura norueguesa Knut Hamsun apoiar o nazismo. Ao autor da pergunta, foi possível, ao que leio, ser assessor de Relvas nesta penosa época.

Se não quisesse passar por um inquérito aprofundado da vida e obra de Hamsun, o perguntante poderia pelo menos ter cotejado o Enigma de Ferguson (em algum grau desculpabilizador de Hamsun) e o mais acusatório Knut Hamsunthe dark side of literary brilliance de Monika Žagar. Ou até, ler bem o Fome, que está lá o principal. Tore Hamsun, por sua vez, ao publicar as escolhidíssimas cartas do pai que pensou serem abonatórias da sua memória póstuma, num livro de 56 (Knut Hamsun som han var. Et utvalg av hans brev), deixou talvez a mais significativa: numa carta do início dos anos 30, a Marie, sua mulher, Knut Hamsun revela-lhe que foi agraciado com um prémio de montante avultado por uma universidade alemã. Pede-lhe segredo. E comunica-lhe que não o vai aceitar, que não o pode aceitar de uma Alemanha que passou o inverno a mendigar aquecimento e comida. Daí ao apoiar de Hitler foram dois passinhos de formiga…

Isto de hoje soa a quê? Discute-se muito o conclave e a eleição do novo Papa. E pouco – ignorando-se que se trata de um dos maiores actores políticos internacionais – a escolha (a mais dramática do último meio século) que a Igreja pode vir a ter que enfrentar no curto prazo: se apoiará, ou não, soluções autoritárias a sul. Seria estranho que não estivesse neste momento mais preocupada com isso (prevenir o que entende por anomia e por caos político) que com qualquer outro assunto. O sul da Europa é afinal o seu hinterland.

Sobre soliplass

email: friluftogvind@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s