Ler os outros: Rui Tavares

Excelente o artigo de Rui Tavares, com a pergunta incómoda «Onde está o dinheiro?» e a descrição de uma das mais prósperas indústrias contemporâneas: a lavagem de dinheiro e a fuga fiscal.

Como se pára isto? Uma coisa é certa: não é com a fatura do café e do pastel de nata.

De cada vez que um progressista defende políticas de investimento, apoio ao emprego ou expansão dos direitos e do estado social, há sempre a resposta inevitável, que é uma pergunta: mas onde está o dinheiro? Não há dinheiro!

Será verdade?

Vejamos alguns números. O branqueamento de capitais na União Europeia —  que pode ser desde reciclagem de lucros do tráfico de drogas ou armas até à evasão fiscal ilegal ou semilegal — vale entre 2% a 2,5% do PIB europeu. Em impostos não recebidos, os estados-membros da União perdem um bilião de euros. Bilião com “b” — um milhão de milhões. Por ano.

Para comparação, o plano orçamental da União é de 900 mil milhões — para os próximos sete anos. Abaixo, portanto, dos impostos fugidos num só ano. O que perdemos em evasão e sonegação fiscal chegaria para fazer dez planos de crescimento e emprego iguais ao apresentado pelo presidente Hollande — que ainda não está financiado.

E em Portugal? Calcula-se que no ano de 2010 Portugal tenha perdido cerca de 12 mil milhões em impostos não arrecadados. Vejamos: o nosso défice nesse ano foi cerca de 15 mil milhões. Os impostos perdidos cobririam 80% do nosso défice, ou mais de 60% dos nossos gastos em saúde, que é um dos itens mais caros do nosso orçamento. Se tivéssemos arrecadado esse dinheiro daria para pagar toda a nossa dívida — tal como estava — em apenas 13 anos.”

(excerto, o resto aqui)

Sobre soliplass

email: friluftogvind@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s