Anjos, Trom(petas), Ipês

009

Tem Curitiba o fantástico mundo dos sebos, e no Fígaro o sr. Paulo que não regateia conversa – hoje sobre uns papéis de um leiriense falecido que ali conserva. Colheu-se do dia também uns velhos ensaios do original e bom Leminski, logo trambolhado à bica.

016

No dia em que «anjo vingador» sopra na trom(peta) o corte 4,8 mil milhões, (em estrutural – entenda-se) é esperada finalmente justiça: é ver daqui pró futuro jorgescoelhos e jardinsgonçalves, olivêr’icostas, diasloureiros e armandosvaras às seis da matina na fila do Centro de Saúde do bairro; as pantufas no fio, filhos e netos sem bolsas prós doutoramentozinhos em Oxford; os CEOs da Galp enlatados em Renault Clio… agora é que vão finalmente saber quantos dentes tem um chibo. Como elas mordem. Ah, não falou nesses sujeitos? 

003

Anda Curitiba florida de ipês. Os amarelos estão tímidos ainda, os roxos uma constelação de côr sobre os ramos desnudos. Sinais do Outono. Se de gravetos secos da consabida e supra-citada escumalha, outra coisa não floresce que a vergonha de os trazermos também, e por arrasto, no passaporte, ao passar pela mítica livraria do Chain, cumprimentado o gentil livreiro conto-lhe a história (a que J. Rentes de Carvalho contou aqui):

“Depois, o meu editor holandês, que me tinha mandado o cheque e que ganhou muitos milhões de florins naquela altura, disse «A Editora quer fazer alguma coisa por ti. O que é que tu queres?»

Pedi para se editar pelo menos cinco romances de Eça de Queiroz. Fizeram uma edição de luxo.”

Gostou o livreiro (a quem dava o avô a ler Eça aos doze anos) da história, e eu de de Portugal ter algo que contar que não vergonhas. Em árvore seca do que somos como povo, é uma espécie de florear de ipê. Algo que se pode contar com orgulho.

Sobre soliplass

email: friluftogvind@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s