Meio Ambiente

Lounge da SAS em Bruxelas, já na terceira Leffe soa ainda a voz desta manhã do meu pai. Viemos até ao comboio entre papoilas, seca-e-meca e olivais de Santarém abaixo, eu e o velho. Vai contando dos trabalhos. Rabanada de vento em temporal recente deitou abaixo (de facto em cima de uma oliveira de um vizinho) o “sobreirão” da Rabaceira. «Tava lá um matuto, bom, ele é novo, não tem anos por aí além, a terra é gorda e aquilo é uma mãe d’água, tá bem de ver que se fazia um sobreirão”.

Caiu-lhe então o sobreiro sobre a oliveira do vizinho. Ofereço-me para retraçar aquilo a motosserra, carregá-lo e fazê-lo em lenha. Já alguém se adiantou. Um vizinho que o vê velho (e nisso lhe tenho que agradecer) oferece, sugerindo o nosso motosserra mais potente: «metade pra mim, metade pra si, vamos lá e eu corto, trazêmo-lo e nã se fala mais nisso.» : «Olha, tá o negócio feito, e eu gosto de andar e mais aquele sacana, que ele é muito engraçado! E o cachopico dele então é um pirata… e nã falha que nã queira ir e mais a gente…»

Oiço aquilo divertido, e revoltado.  Com nojo. Da gaja. Ele diz-me que até é «muito simpática, parece boa cachopa, anda por aí a ver essas coisas…»

O sobreiro, afinal, não é deles. A cachopa, funcionária de que não sei qual organismo, vem tirar uma fotografia (o processo todo custa trinta euros) e liberar o fazer o sobreiro em lenha. Ao meu pai, e ao outro, pedreiro, a quem faltam dentes e abusa das minis, guardo respeito. À outra, que me lembra tudo o que me enoja em Portugal, voto desprezo. É o tipo de gente que posta de joelhos e uma bala na nuca não se perderia grande coisa. Outro Meio Ambiente não protegem que a folha de ordenado mensal. E sabem-no. Só inspiram nojo. Mais que outra coisa, foi este «Meio Ambiente» que me tornou o exílio na estranja tão agradável.

Sobre soliplass

email: friluftogvind@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s