Projekt

Rabitesa, pequena, loirinha, interesseira e burra da quinta casa, só falava por conveniência. A meio da noite vinha pedir baguettes quentinhas ou outro petisco, cumprimentava-me então. Era o “pequeno projecto” que eu desaconselhava. Ele assim o dizia: “min lille projekt” – o meu pequeno projecto. Lembra-me o personagem do The Legend of 1900. A meio da noite ouço-o sentado ao piano, na grande sala do restaurante. Vai tocando sem projectos.

Trabalhador incansável, tipo sincero, herdou do pai a quinta com os cavalos. Para manter aquilo trabalha aqui, e lá fora, nas férias, durante a noite com máquinas de asfaltar, gruas, camiões.  Pergunto pelo “projecto”. Diz que foi estudar para Nova Iorque numa bussiness school qualquer. Fez-lhe deus uma esmola, ainda que não o reconheça. Acrescenta, “jeg må skaffer meg en ny projekt” – tenho que arranjar um novo projecto. E é fatal que seja o projecto a arranjá-lo a ele.

Numa aldeia próxima da minha, em tempos que já lá vão, foi um por apalavrar negócio ou trabalho com o compadre. No pátio chamou por ele; mas quem apareceu foi a comadre, em camisa que não era das mais tapadas.

Para salvar a honra de toda a gente, simplório, na taberna e em voz alta:

– Ele é mê compadre, e eu sô amigo dele, e ela tenho-a por mulher séria que nunca em banda nenhuma se ôviu falar  no nome dela. Mas porra!!!, Ná…nã volto lá chamar mais vez nenhuma quando ele lá nã esteja, qu’isto às vezes as coisas projetan-se…

Sobre soliplass

email: friluftogvind@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s