Contemplando

Quem ler o Colères en Cévene de Chabrol depara-se com histórias fabulosas. Uma delas, passada num restaurante de um amigo em Pigalle (li o livro há algum tempo e não o tenho comigo, espero que a memória me não atraiçoe) é a de uns cavalheiros que engatam umas mademoiselles pelos teatros e ali caem em horas tardias por sugestão destas. Lautas ceias, pratos caros e bebidas caríssimas, e às tantas os cavalheiros nervosos: as mademoiselles, a pretexto de usarem a casa de banho das senhoras, tinham dado à sola por uma portinhola secreta, ali colocada para o efeito. Um velho truque que o amigo de Chabrol tinha herdado juntamente com o restaurante. Os cavalheiros nervosíssimos acabariam por pagar a conta receosos de escândalos, as mademoiselles voltariam mais tarde para recolher a propina que lhes cabia por serem parte da tramóia.

Divertiam-se os amigos a observar tais cavalheiros e a sua irritação ou nervosismo. Havia contudo um que era diferente. Pacífico e sereno, mesmo depois da mademoiselle que lhe tinha cabido em sorte nessa noite dar às de vila-diogo. Explicava o amigo de Chabrol que era um cavalheiro de posses e que o seu grande prazer era vê-las representar. Já conhecia o golpe de antemão.

É pena que não sejamos nós todos cavalheiros abastados como aquele homem plácido em horas tardias no restaurante de Pigalle. Poder a gente contemplar confortávelmente instalados estas (esta, ou esta, ou esta) “criaturas de vida fácil” serenamente, e sem preocupações com o montante da conta a ser apresentada…

 

 

Sobre soliplass

email: friluftogvind@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , . ligação permanente.

2 respostas a Contemplando

  1. Os canos estão a ficar entupidos…

    Bom fim de semana 🙂

  2. soliplass diz:

    Obrigado. Bom fim de semana também para si. É aproveitar sol e mar enquanto não privatizam também isso.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s