Hoggerne (Os Lenhadores)

006

Andava em falta a leitura desta obra, concluída no final de semana. Muito bom. E se por cá nos atrevemos a aconselhar algo mais que favas com chouriço, aconselhava-vos isto de Roy Jacobsen. Recensões na imprensa à tradução inglesa aqui ou aqui (ou ainda aqui no Nordic bookblog), encomenda-se usado a menos de uma libra inglesa da Amazon ou outros. É de juntar ao “carrinho”.

Li-o em norueguês, uma escrita contida e precisa (170 páginas nesta edição da Cappelen), imagino que não se tenha perdido muito na tradução. Não compreendo porque lhe traduziram assim o título e não preservaram o original «Os Lenhadores». Baseado nos acontecimentos da tomada de Suomussalmi, onde no inverno de 1939/40 um punhado de finlandeses derrotaram o muito mais poderoso exército soviético, o romance ou novela conta-nos a história de sobrevivência de Timmo, o simplório fornecedor de lenha da pequena cidade (que se recusa a abandonar) aquando da retirada da população e queima da maior parte das casas por parte das forças finlandesas.

É com a chegada dos soviéticos que Timmo vê as provações começarem ao liderar uma equipa de trabalhadores forçados (engajados à força na União Soviética) encarregada de providenciar as forças invasoras com a lenha necessária ao aquecimento debaixo da ameaça constante dos atiradores do exército defensor. Esse será o grupo heterogéneo que dele (e da sua experiência do frio Ártico), passa a depender; o simples lenhador do fundo da escala social local será fonte de encorajamento, disciplina, esperança e inspiração. Por seu lado Timmo retirará  da fragilidade que reconhece nos homens a seu cargo toda a sua força e teimosia necessárias à sobrevivência do grupo. Ao longo da vida, já depois da libertação não deixará de pensar neles ou de se interessar pela sua sorte.  Uma fantástica história de solidariedade entre os mais indefesos dos seres humanos debaixo de um inverno impiedoso e das contingências da guerra. Belíssimo.

Sobre soliplass

email: friluftogvind@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s