Crime

005

Acabado de ler há poucos dias o romance policial «Snømannen» de Jo Nesbø, volto a andar por estes bairros que servem de cenário à vida do personagem principal Harry Hole; o detective da polícia achacado por problemas de alcoolismo, solidão, violência e dilemas sentimentais, numa Oslo cinzenta e fria, onde os bonecos de neve são prenúncio de crimes e traições, e os crimes desvendam histórias de vida cínicas e tristes.

Saio do hotel para o café matinal, e tudo contrasta com o descrito na ficção de Nesbø. A jovem arejada e sorridente dá os bons dias de forma sonora, o ar é limpo, o café bem cheiroso, a imprensa matinal fala de trivialidades estivais. Tranças, roupas leves, cães à trela. Bicicletas e descontracção, civilidade. É bom sinal quando vemos nos escaparates das livrarias de certos países dezenas e dezenas de títulos de romances criminais à venda –  um sinal de sociedades ordeiras, onde o crime e a prevaricação é mais fruto do imaginar que experiência diária.  Pouco se encontra em esquadra de polícia ou repartição de finanças.

Sobre soliplass

email: friluftogvind@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , . ligação permanente.

3 respostas a Crime

  1. Bom sinal, como refere, sem dúvida, mas fica a pergunta a pairar: porquê, então, uma produção de policiais assim, nos últimos anos e, estonteante mesmo, com tamanha qualidade?

  2. O argumento da imaginação, que avançou no post, está respeitado, na pergunta supra.

  3. soliplass diz:

    Não sei a resposta Alexandra. Uma parte certamente, porque aumentou a produção de todos os géneros, policial incluído. Sou um pouco leigo no que concerne o género policial que leio pouco. Talvez a escrita inspirada dos autores?

    De qualquer forma há um aumento também de outros géneros, como a historiografia e os temas de sociologia. Pelo menos por aqui.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s