Camus

2010_0127distribuir0020[1]

É livrinho velho, estafado de manuseamento, anotado, riscado. Pescado em alfarrabista alemão. Por um motivo ou outro gostamos de um livro usado, nele encontramos um motivo acrescido ao texto que encerra para o trazermos para uma nova casa. Foi o caso deste naquela manhã de neve, apesar de ter já outra edição em casa. O que me encantou ali foi aquela “constelação” escrita (há outras) pelo punho do leitor alemão, seu anterior proprietário, de traduções de termos franceses que rodeia a frase « Sur la dunette des galères, on peut, toujours et partout, nous le savons, chanter les constellations pendent que les forçats rament et s’exténuent dans la cale». Frases que, no final dos anos cinquenta, ou hoje, são proveitosas de traduzir.

2010_0127distribuir0018[2]

Lembra-me isto, este papel amarelecido pelo tempo, porque me parece ainda uma homenagem a Camus. Um leitor que pacientemente decifra as frases palavra a palavra. Homenagens aos autores que nos cativam, são sempre de guardar. E como o blog me serve de arquivo também, aqui guardo memória desta (uma das melhores); a de Bruno Viera do Amaral, a propósito dos cem anos de Camus, no Circo da Lama. A não perder.

* B. V. A. escreve logo no início do artigo: “Em comparação com outros intelectuais da altura, muito dados a abstracções e a conceitos ideológicos impostos à realidade, Camus tinha a vantagem de ser um filho legítimo do povo.” Talvez o leitor que se por isso se interessa goste deste excerto de Michel Onfray sobre Camus e Gustave Acault.

Sobre soliplass

email: friluftogvind@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s