Undosa planície, instável cristal

002

[…]

    Quem mais regozijou foi o cavaleiro Alcides de Carvalho, que sempre tocava a tecla da necessidade da «descida» à capital em nome dos «lídimos interesses da pátria». Aconselhava ele como mais indicado para a minha preparação o Lyceu Central de Pedro-Nunes, cujo patrono fora um dos mestres de D. Sebastião. Exagerando na exuberância, profetizava que o dito liceu ficaria nos Anais como centro das nossas obras monárquicas. Por feliz conjuntura, um primo dele era lá professor e sentir-se-ia muito honrado em tratar-me da transferência escolar.

   O primo do insigne Alcides chamava-se Gabriel Gago de Carvalho, e antes de conhecê-lo, nunca eu imaginara que existisse alguém assim. Professor de História, os seus heróis eram D. Sebastião e Pomponazzi. Por causa do tom fanático, paquidérmico e autoritário com que falava fosse do que fosse, lembrei-me de tratá-lo, nos intervalos, por Nazi Pompom. Às vezes o floreado das suas frases transformavam-no em Floreano Pomponazzi. Termos pomposos, dos quais o preferido era polis, deram-lhe direito a semi-heterónimo Florianópolis. Gabriel Gago de Carvalho procurava efeitos oratórios nunca tratando os bois pelo seus nomes. Em vez de «mar», dizia «espelho aquático» ou «espumoso vidro». Estonteado pela própria tara, entrava em transe lírico e, de olhos em alvo, chegava ao paroxismo de de falar em «undosa planície» e «instável cristal», tudo para fugir à vulgar palavra «mar».

   Se pouco aprendemos de História, ao menos fomos vacinados contra a enxúndia literata. Nem me lembraria do indigesto mestre se não aparecesse pelo liceu,..

[…]

Almeida Faria, in O Conquistador.

Sobre soliplass

email: friluftogvind@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s