O espelho e a imagem

007

Livrinhos muito cá de casa estes dois de viagens de Carsten Jensen: «Vi o mundo começar» e «Ouvi uma chuva de estrelas». São livros grandes (de grandeza) e, se a um dos do escritor se dedicou artigo, mais dia menos dia os críticos deles nos falarão. Se houver fazenda ou pecúlio… coisa sempre escassa.

Pouco entusiasma, apesar das cartas do PS na caixa do correio (ainda assim é bom ser lembrado) o sai o tózé e entra o costa, defenestrado seja o coelho e vivó novo presidente que passará da câmara a do conselho. É necessária uma dose considerável de ingenuidade para não notar que tudo o que nos é dado a escolher foi decidido meses antes. Há demasiado dinheiro em jogo para que assim não seja, demasiado crime a esconder, demasiada impunidade a assegurar, para que não seja garantida a continuidade. Ou o preceito lampedusiano em todo o seu esplendor. Pouca fé me fica em mudança de governo, ou até, de regime.

No primeiro dos livros de viagem de Jensen há o relato daqueles dias em Moscovo e através da Rússia após a queda do regime comunista. Um antigo prisioneiro político desorientado com o gangsterismo na sociedade sem que tenha já o regime anterior a que resistiu para culpar. Numa dessas viagens (à Sibéria) o avião em que Jensen se desloca tem que aterrar de emergência numa cidade remota, suja e desorganizada. Tomsk. Depois de trinta e duas horas de espera puderam finalmente seguir viagem. Um velho professor de biologia explica a Jensen «A Rússia é como um espelho que se desfez em pedaços» «Mas o espelho mostra ainda a mesma imagem de antes. Sempre a mesma Rússia, só que ainda mais incompetente e irresponsável que antes.»

008Podemos, é claro, mudar de governo ou de regime. Partir o espelho. O pior é o que o espelho reflecte. A sociedade que somos.

 

Sobre soliplass

email: friluftogvind@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , . ligação permanente.

9 respostas a O espelho e a imagem

  1. Imagina que, por comparação, até o capitalismo selvagem de Londres, uma espécie de EUA na Europa, me parece uma coisa saudável e recomendável. A sociedade portuguesa, vista à distância, é uma coisa miserável.
    Quanto à mudança de governo, sempre dá às pessoas uma esperança. Pela minha parte, perdi-a há muito tempo.

  2. Quanto aos livros, vou ver se encontro os títulos em inglês.

  3. soliplass diz:

    Também eu não tenho nenhuma. Mudam os governos mas continua o resto. E continua a haver gente disposta a obedecer ao que os de cima ordenam e a reconhecer autoridade ao que os papagaios dizem e afirmam. Escrevias ontem sobre o aniversário de Arendt que se cá andasse se admiraria da multidão de Eichmanns que por aí pula e avança disposta a tudo e abster-se de pensar ou agir.

  4. Sim, há muitos Eichmanns. E depois há os que pensam e sabem demasiado bem o que estão a fazer.

  5. manuel.m diz:

    Mae West será lembrada pelas suas grandes…frases:
    “Entre dois males escolho sempre aquele que ainda não experimentei”
    “You only live once. But if you do it right, once is enough”
    Penso na primeira quando ouço falar no Costa e no Passos.
    E na segunda quando me recordo da minha idade e no tarde que é to do it right.

  6. soliplass diz:

    Ora é desse mesmo. Creio que gostarás.

  7. soliplass diz:

    A frases são sábias. O pior é deste andar de mal ainda não experimentado em mal ainda não experimentado é que nos custa os olhos da cara. Mas por outro lado, de andar sempre um cristão a aturar isto, live once mais que suficiente. Talvez afinal o criador tenha a tal sabedoria infinita e nos faça perecíveis para não andarmos ad infinitum a aturar esta súcia de mariolas.

  8. SIm, eu percebi que era o livro de onde retiraste a citação. Creio que sim, que irei gostar.
    Bom fim-de-semana por aí.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s