Sorte em tê-lo

Depois de 15 horas de trabalhos e chatices, acabo o turno. Na saída do navio passo pelo mantracking, insiro o cartão. Pressiono «mønstre av». Estou oficialmente desembarcado. Oslo cinzenta, uma neve fina como gelo pulverisado, o ar cortante de frio. Como eu gosto. Venho na chalra com um que tomará o autocarro para Sandefjord. Tenho dez dias de férias.

Na segunda, quando entraria de turno na Dinamarca, em Odense, porque tinha que andar a procurar comboios e autocarros, e para não me chatear com despachos de bagagem na Norwegian, levei apenas a mochila às costas. O portátil e um livro para a viagem que biblioteca a há de sobra a bordo. Volto agora sem bagagem. E caminho para casa ladeio o porto, subo a rua que desemboca quase ao lado da casa de Ibsen, atravesso o parque real, a casa é já ali ao pé do estádio de Bislett. Ocorre-me ao atravessar o parque que esta cidade é um sossego de silêncio ao fim-de-semana. Inverno, quem fica ou passeia o cão ou pega nos skis, e zuta. Pistas e floresta a norte. E ocorre-me que ouço pouca música. Tenho um rádio em casa, nenhum cd. Nem televisão. Cinema, nesta vida de correria, é raro. Leio, e frequentemente me esqueço que existe música. E filmes.

Reconheço, ao atravessar o parque, que pouco procuro já música. Ouço-a, a maior parte das vezes, oferecida pelos outros. Nos blogs que gosto, de gente de quem gosto.

Como diria a minha mulher, «não valho o feijão que como». Não admira que o Jorge que nunca conheci mais gordo, se tenha chateado uma vez ou outra comigo. Ou assim o entendi na altura. Gosto de o visitar, ainda, de o ler, depois que partiu. E de o lembrar, reconhecendo que lhe sinto a falta, dos posts, das citações. Da ocasional brusquidão. Do pavio curto. E da música. Passo por lá, frequentemente, para ouvir música.

Faz hoje um ano Jorge Fallorca publicava o vídeo acima. Um breve interlúdio musical… atravesso o parque com a neve a picar nas orelhas, lembrando-me dele. Ansioso de chegar a casa e vir ouvir a sua música. Num dos blogs que ostenta um dos títulos mais bonitos na blogosfera portuguesa; O cheiro dos livros. Sorte em tê-lo, em palavra escrita e música, num dos blogs que um dos títulos mais bonitos na blogosfera portuguesa. Ainda.

 

Sobre soliplass

email: friluftogvind@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , . ligação permanente.

6 respostas a Sorte em tê-lo

  1. Uma bela homenagem, que subscrevo. Lamento que lhe tenha faltado o tempo para os netos, via-se bem que a vida lhe trouxera um animo raro, e logo a dobrar.

  2. MCS diz:

    Eu que nem ando grande comentadeiro não resisto: belo post e bela homenagem!

  3. soliplass diz:

    também eu o lamento que o tempo lhe tenha sido curto. Até porque me parece que seria um avô fabuloso para a criançada, inventivo e divertido. Espero que o blog perdure e que o possam ler.

  4. soliplass diz:

    é apenas um singelo lembrar. Também lembrar que isto da bloga nos alegra os dias e cria afinidades com gente que nunca chegamos a conhecer. E que é bom, continuando os blogs abertos, revisitar.

    Um abraço cá do norte,

  5. Compadre, não tenho por hábito revelar conversas privadas, mas olha o que, a dado momento, ele escreveu numa troca de mensagens de correio electrónico:
    «A notícia da morte de António Borges (à hora do almoço, no domingo) e a leitura do “Público” online (à noite) deixaram-me combalido: mal de quem não respeita a dignidade do inimigo.» [27/08/2013]
    Deixo isto aqui em jeito de homenagem. Creio que isto diz muito, mesmo muito, sobre ele.
    Abraço.

  6. soliplass diz:

    Mais do que revelada; é reveladora. Obrigado por deixares aqui o trecho.
    E um abraço de volta.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s