Complementos

001

 

Seriam 11.30, mais palmo menos dedo, subindo a rua ali a cem metros de onde moro, à curva, a porta com o número 3 de Dalberbergstien. Ali decorreu um dos episódios mais vergonhosos da história de Oslo, a prisão – a 26 de Novembro de 1942 – de Ruth Maier, a cujos diários o Henrique dedicou um magnífico post há poucos dias no Antologia do Esquecimento.

Tomo a liberdade de juntar estas duas fotos. A de hoje, do exacto local onde foi capturada, e o fac simile da factura de 28 de Novembro de 1942 (in Nådeløse nordmenn: Statspolitiet 1941-1945 – Noruegueses impiedosos: a Polícia de Estado 1941-45  – p.p. 215) que o braço armado do partido União Nacional enviou ao departamento de Polícia de Estado de Oslo e Aker: 72 homens pagos a 20 coroas cada: total, 1440 coroas para participarem na jøder razzia.

 

029

Sobre soliplass

email: friluftogvind@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , . ligação permanente.

2 respostas a Complementos

  1. Depois de ler o post do HMBF, fiquei curioso e com vontade de ler o livro. Encomendei-o num dos revendedores da Amazon do Reino Unido pela módica quantia de £0.01!

  2. soliplass diz:

    Isso é preço irrisório. Quase uma ofensa a um documento histórico que esteve em vias de se perder ou cair no esquecimento e que em boa hora Jan Erik Vold trouxe ao domínio público.

    Creio que vais gostar já que ela foi uma mulher de uma inteligência e sensibilidade invulgar. Para além de que a sua importância se avolumou quando a sua memória foi a “musa” inspiradora de quase toda a poesia de Hofmo. Acabou por ser a Beatriz nórdica e moderna que foi despachada aos inferno do campo nazi e Hofmo o Dante que ficou para a cantar.

    Espero que seja do teu agrado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s