De cadeiras em Møllehøj

 

Møllehøj uma elevação em Jylland na Dinamarca, entre Horsens e Skanderborg. É o ponto natural mais alto do país; 170,86 metros acima do mar, segundo o DVR90 (Dansk Vertikal Reference 1990). O nome resulta de em em tempos por lá ter existido um moinho; o Ejer Mølle. Um moinho de tipo holandês com uma envergadura de velas que andaria pelos impressionantes 18 metros.

É esta elevação que resulta numa anedota corrente num dos países vizinhos. A que afirma que da elevação dinamarquesa mais alta se avista todo o país. Assim o observador suba acima de um banquinho. Ou cadeira.

Existem entre nós pontos de observação parecidos. A partir de onde melhor se usufrui uma visão exaustiva e panorâmica do país. Uma cadeira no prós-e-contras. Ou uma coluna no Observador. Por exemplo.

Depois há os pontos de observação menos privilegiados. Destinados ao fracasso, como que se o de formiga que abraçasse empresa de agrimensor. Geodesista. Ou cartógrafo.

Confesso que, desses fracassos diários, dos meus preferidos são os da Carla Remualdo. Ou a boa arte de dispensar a cadeira. E nós cá por casa agradecidos…

Sobre soliplass

email: friluftogvind@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , . ligação permanente.

3 respostas a De cadeiras em Møllehøj

  1. A Carla, é a par de V.Exa., uma das pérolas da blogosfera.

  2. soliplass diz:

    Todo o aplauso lhe é pouco. Até pode não deixar Pavilhão Atlântico aos netos mas vai-nos deixando das melhores crónicas que por aí ficam.

    Na próxima vez que te sentares aí no Porto numa tasca das tuas, sendo o briol de truz, levantas-lhe à longa saúde um brinde por mim?

  3. A ambos, que o meu coração é grande e alberga os dois de bom grado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s