Mi vanidad y mi nostalgia han armado una escena imposible

[…] Mi vanidad y mi nostalgia han armado una escena imposible. Así será (me digo), pero mañana yo también habré muerto y se confundirán nuestros tiempos y la cronología se perderá en un orbe de símbolos y de algún modo será justo afirmar que yo le he traído este libro y que usted lo ha aceptado.

É o final de um dos mais belos textos de sempre, a dedicatória a Lugones no El Hacedor. Pensei há algum tempo atrás numa outra cena impossível. Que Gunvar Hofmo (já falecida entretanto, em Outubro de 95) tinha lido em Fevereiro de 2015 o post de Henrique Fialho no Antologia do Esquecimento dedicado ao diário de Ruth Maier. Imaginei que a poetisa se compreendesse a língua portuguesa, lido o post, descia por ali abaixo a ler o resto. O orgulho que sentiria por quem lhe dedicou o post à amiga morta em Auschwitz. Cumprindo assim os famosos primeiros dois versos de Borges

Antologia do Esquecimento que num outro blog existe sob um título que lhe faz justiça plena: palavras que atravessam as longas noites. Hoje, de novo, tive o prazer de lho afirmar; o Antologia é um monumento cultural português que bem se poderia chamar Antologia da Memória. Um motivo de orgulho.

[…] y se confundirán nuestros tiempos y la cronología se perderá en un orbe de símbolos…Armei-me hoje em confundidor de tempos, peguei numa primeira edição de Hva fanger naten dentro do mesmíssimo envelope da foto e imaginei que numa livraria nas Caldas da Rainha Gunvor dizia ao Henrique enquanto o retirava do envelope, ainda que numa outra língua, y de algún modo será justo afirmar que yo le he traído este libro y que usted lo ha aceptado.

Sobre soliplass

email: friluftogvind@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s