Militantes, segurança, civismo

Acabo de atravessar Oslo de bicicleta. Novamente, duas ou três vezes tenho que tomar atenção aos que atravessam os corredores de ciclistas ou mudam repentinamente de direcção. Especialmente a gente mais jovem, ligada aos telemóveis e a ouvir música ou falando no decorrer de uma chamada, lendo ou respondendo a mensagens, publicando coisas nas redes sociais, são obstáculos à deriva pelas ruas. O problema tornou-se enorme dentro da cidade, com um número assustador de incidentes com os eléctricos; (60 pessoas feridas) uma delas de forma fatal, em 2015. Não só na cidade; ontem, um jovem de vinte e quatro anos foi trucidado por um comboio em Fauske, uma cidade do norte. Auriculares nos ouvidos e a olhar para o telemóvel…

Sendo o problema grave, hoje, numa travagem súbita para evitar uma cabeçada numa fulana absorta com o telélé (já nem trago os sapatos engatilhados nos pedais da bicicleta por causa disto), deixei-a passar e fiquei a rir apoiado no passeio para surpresa da transeunte. Certamente pensou que o tipo é maluco. Mas o que originou o riso súbito foi lembrar-me de repente de algo que li  num post do Aventar sobre fraudes eleitorais. E de um trecho de um artigo do DN que, a respeito dos militantes do PSD, rezava o seguinte:

“Em dois meses do último verão (junho e julho) foram inscritos 418 militantes na secção de Ovar (à qual pertence Salvador Malheiro, o candidato que enfrenta Ulisses Pereira), dos quais 271 pertencem à freguesia de Esmoriz e 80 tinham residência na Rua dos Pescadores. Além disso, 17 tinham a mesma morada e haviam 121 novos inscritos que partilham três números de telemóvel: 77 com o mesmo número, 33 com outro e 11 com outro.

Que segurança pedonal, ciclística, ferroviária e rodoviária, não haveria em Oslo se o PSD (que até sugeriu à pessoas para saírem da suas zonas de conforto) para cá exportasse militantes. 77 com o mesmo número, 33 com outro e 11 com outro? Mas isto não é militância, é um modelo de civismo pedonal e rodoviário.

.

Sobre soliplass

email: friluftogvind@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , . ligação permanente.