Túnel para o Paraíso

IMG_20170329_160436

É uma das recordações de infância. O encanto que me causavam os túneis de pinheiros mansos, quando, ao lado do meu pai no camião que conduzia, descia do Ribatejo para Sul. Este subsiste ainda, passada Almeirim na direcção de Coruche, o escuríssimo verde a lembrar o contraste de Borges no seu Ariosto que ao agrado lento se deu (no ócio de caminhos) a claros mármores e negros pinhos.

Dá as boas vindas a um dos meus paraísos ciclísticos. Que num dia destes, de sol e brisa ligeirinha, em nada deve aos do ciclismo perfumado à beira do fjord, à volta de Maridalsvannet,  à estrada de Sørkedal. É um paraíso de boas vistas, cheiro de paúis e arrozais (algum estrume de quando em vez é certo), pinho e eucalipto. Pelo caminho ainda se encontra fonte onde abastecer o cantil, como a da Raposa. E na Raposa, a ancestral ponte de ferro e mailos seus cegonhais habitantes, que ali e no grande eucalipto a nordeste trazem bairro populoso.

IMG_20170329_162657

Estrada lisa, algum trânsito, é certo. Mas um percurso fantástico de colinas e vales suaves, um ondulado que proporciona boa velocidade. Bom para rolar. Entusiasmante. E pacificador. A visão do Vale do Sorraia continua a ser uma das maravilhas portuguesas.

Um pouco enganador talvez, distâncias de Ribatejo. Na volta, avista-se já a casa, ali no alto do monte, passado o rio. Santarém. Parece já ali e ainda faltam os últimos 16 km com a subida final.

IMG_20170329_170009

Pacificados os sentidos em volta assim, haja jantar que apetite não falta.

 

Sobre soliplass

email: friluftogvind@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s