em resumo

í

Foi um enorme alívio quando os televisores aqui de bordo deixaram de exibir imagens da RTPI. Os telejornais, os rostos e as chicanas dos políticos, os programas da manhã a venderem produtos de ervanária, as discussões intermináveis nos painéis futebolísticos. E, fatalmente, uma vez por ano, as reportagens sobre o fenómeno de Fátima. A comovente e gigantesca manifestação de fé de um todo um povo.

Pela manhã, as colegas comentam os acontecimentos (e o papa, este papa) que vão extraindo dos iphones ligados à net. Mal acordado, mal tendo deitado ainda o olho às margens verdes do fjord que navegamos, ainda no primeiro café, vou ouvindo. Que compreendem, que «quando a gente quando tá aflitos» recorre a tudo. Lança mão a qualquer coisa que dê uma esperança…

O grande problema nem é o acontecimento colectivo de Maio. O ir pedir por nós e pelos nossos à senhora da azinheira. É o modelo de comportamento. Ir pedir de joelhos no resto do ano à funcionária do posto de saúde e à médica de família, ao fulano da repartição, ao polícia, ao responsável da edilidade, a quem quer que tenha que tenha o poder de nos conceder (ou negar) uma graça. Independentemente de ela ser merecida ou não. Justa ou injusta.

O grande problema não é aquilo ser uma gigantesca manifestação colectiva de fé. É não ter nada de colectivo. Ser, de forma resumida, um abjecto amontoado de egoismo e egoísmos.

.

Sobre soliplass

email: friluftogvind@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , . ligação permanente.

2 respostas a em resumo

  1. You’re a nice guy. Hope lots of people tell you that, no matter the language 🙂

  2. soliplass diz:

    que nada. Um resmungão. E sem poder tocar na jiropiga por via desta lei-seca marítima inda pior.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s