Às compras entre teutões

IMG_20171216_114706

Dia de sol na cidade ribeirinha alemã de Kiel e o mercado de sábado. Preciso de (qualquer coisa como) geräucherter entenbrust (peito de pato fumado) e griebenschmalz (banha derretida de porco), mais queijo holandês Edamer, velas de cera de abelha. Levo escrito em alemão no papelinho que mandou a senhora austríaca residente em Oslo, rogando encarecidamente que lhe encontrasse essas coisas da sua infância para preparar o natal. Nada mais fácil, ali no mercadinho tudo há, barato, tantas vezes do produtor e vendido com bons modos. Uma vez ou outra, com uma talisca de oferta por prova do produto.

Passo depois pela livraria de usados Lesart, ali a dois passos no piso térreo desta esquina. Muito de bom também ali se encontra. E barato.

IMG_20171216_115848

Trouxe seis bolumes (ou assim diriam os da invicta) por doze euros e picos. Quatro em inglês e dois em francês. E nem queriam os olhos acreditar na sorte dos dedos ao passar pelas lombadas. Ali estava, como novo, apesar de ter sido editado em 1967, o há muito procurado Dictionnaire des Injuries précédé d’un petit traité d’injuriologie, Tchou Éditeur, da bela e lucente Paris. Da autoria de Robert Édouard. Seiscentas eruditas páginas de puro prazer e utilidade. Por dois euros e meio.

É ali, na parte segunda (Repertoire Analogique) que se encontra o ponto I do Deuxième tombereau: intitulado La Nature. Ponto I que tem por título: Injures Zoologiques (Mammiféres – Oiseaux – Reptiles – Bactraciens – Poisons – Insectes – Mollusques – Protozoaires – etc… – e que me tinha dado um jeitão no post anterior para catalogar o meu correligionário do PS (a julgar pela correspondência ocasional ainda me contam como militante), o senhor César dos Açores. E se ali as não houvera era só passar aos pontos seguintes (II) Injuries Végétales, ou (III) Injuries Minérales, Liquides e Gazeuses.

Ou muito me engano ou este alfarrábio ainda me dará um jeitão. Um cavalo na guerra. Benditos teutões que ali lhe deram estábulo e estavam dispostos a vendê-lo.

Sobre soliplass

email: friluftogvind@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s