Da velhice dos políticos

 

Vejo por aí críticas à velhice dos dois candidatos à liderança do PSD. Sendo aquilo conhecida agremiação de gado daninho que outra coisa não almeja que não a pastagem em mesa do orçamento, parece-me que o país tem tudo a ganhar se for liderada por um velho. O argumento, é parecido com o que foi exposto (se bem que para condições extremas em termos de regimes políticos) por Joseph Brodsky no ensaio On Tyranny incluído no Less than One:

“(…) a nation profits from being run by an old man. It’s not that one’s awareness of one’s own mortality necessarily enlightens or makes one mellow, but the time spent by a tyrant pondering, say, his metabolism is time stolen from the affairs of state.”

.

Sobre soliplass

email: friluftogvind@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

2 respostas a Da velhice dos políticos

  1. Só tu me dás a alegria de encontrar o nome de Joseph Brodsky num blog português. Leste o Fondamenta Degli Incurabili (ou Acqua Alta, em edição inglesa)? Recomendo muito.

  2. soliplass diz:

    Não li isso, tenho que ver se o encontro. Voltei à pouco tempo a ler este Less Than One porque andei às voltas com a tradução de um poema de Marie Takvam (uma modernista norueguesa) sem que o resultado fosse mutilador. Tinha a ideia que num destes ensaios do Less havia algo a respeito de uma tradução de um poema em que ele afirmava qualquer coisa do género de ser um poema em qualquer língua já como que traduzido numa outra (a poética) língua.
    E agora, a propósito dos velhinhos do PSD, lembrei-me do início deste ensaio. Se calhar, serem velhos, até ajuda… terão menos energia para destruir e perverter, pastar em bolso alheio, que é sempre a industriosidade destes “cavalheiros de indústria”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s