E porque hoje é quinta

há já dois dias foi terça, dia em que fui ao CNEMA por pedir autorização de abate de três sobreiros e não sabendo onde era o gabinete que trata do dendrológico assunto, no outro lado da praça perguntei à senhora que fumava absorto cigarro em frente do local jornal O Ribatejo, onde ficaria quem tão soberanamente e por favor me pode conceder a autorização (daqui a quantos meses?) para abater os sobreiros que estão em perigo de arrasar (prefiro o termo abacelar) o edifício do vizinho. Apontou a senhora o gabinete, do outro lado da praça. E eu olhei as instalações de O Ribatejo, que, confesso, não sabia ali sito. É então aqui que se publicam das melhores crónicas nacionais, as do Daniel Abrunheiro! Exlamei baixinho, sorrindo a senhora. De um caso sério. E esta quinta, de casos sérios…

Sobre soliplass

email: friluftogvind@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , . ligação permanente.

12 respostas a E porque hoje é quinta

  1. Quanta (mas tanta) gentileza.

  2. soliplass diz:

    Justeza, mais que gentileza. Envergonha o desleixo a que foi votada aquela coisa das barreiras, e o fecho da estrada por onde passo frequentemente de bicicleta se a volta é pra sul. Se calhar abre de novo lá pra 2050.

  3. Verdade. Não dá para compreender.

  4. soliplass diz:

    A não ser que andem a cogitar planos de lançar portagem estrada da Ribeira e na ponte Salgueiro Maia e dê jeito ter aquela estrada fechada… com esta malta nunca se sabe.

  5. Ui, não vale dar-lhes ideias.

  6. soliplass diz:

    Ideias… ou cálculos. Que desta malta se pode dizer o que o verso de Lord Byron disse de Donna Ines, mãe de D. Juan: «In short, she was a walking calculation».

  7. Tal citação é brilho puro.

  8. soliplass diz:

    Como esta malta é muito dada aos sentimentos (metálicos, alguns diriam) nada como citar os românticos. Esta Donna Ines do canto primeiro do D. Juan é sempre deliciosa, e muito muito aparentada na ciência com o Relvas:

    (X)
    «His mother was a learned lady, famed
    For every branch of every science known
    (…)
    She made the cleverest people quite ashamed»

    (XIII)
    «She knew the Latin—that is, “the Lord’s prayer,”
    And Greek—the alphabet—I’m nearly sure;»

    E no visual, não teria certamente ficado a dever à Ferreira Leite:

    (XV)
    «Some women use their tongues—she look’d a lecture,
    Each eye a sermon, and her brow a homily,»

    Não dava para usar aqui o famoso conjunto dos dois versos porque já ninguém se lembra das novelas ou romances de Maria Edgeworth, não dá para imaginá-los a sair da encadernação:

    (XVI)
    «In short, she was a walking calculation,
    Miss Edgeworth’s novels stepping from their covers,»

    Nesta venturosa nossa época, sempre daria (abstraindo-se a gente de questões de métrica), para substituir pelos tratados de ética (volumosa) do Miguel Frasquilho – a fugir da encarceração – mas o pobre inglês não tinha esse recurso.

  9. Ah ah ah ah. Já ganhei o dia.

  10. soliplass diz:

    Continuando a risota:
    claro que alguns afirmam (por exemplo no Dictionary of Real People and Places in Fiction :https://books.google.pt/books?id=P3gBAwAAQBAJ&pg=PA258&lpg=PA258&dq=Anne+Milbanke+Donna+Ines&source=bl&ots=cwHBLyoqTC&sig=5Vvs76QF1fkb5yPcKrMRioPQ9-E&hl=no&sa=X&ved=0ahUKEwi2s8fhr-vYAhWEaRQKHdQsAlcQ6AEIMzAC#v=onepage&q=Anne%20Milbanke%20Donna%20Ines&f=false) que um tão demolidor retrato de uma mulher só lhe podia ter sido inspirado pela sua; Anne Milbanke.

    Conhecendo a gente as engrenagens da vida, ouvindo os rumores de que a realidade ultrapassa em muito a ficção, a coisa é plausível.

  11. soliplass diz:

    Só falta saber agora se levo alguma “descasca” da minha por andar prá’qui a escrever comentários deste teor, devidamente documentados com a respectiva bibliografia…

  12. O descascanço é provável. Eh eh.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s