Sagkrakk

Sagkrakk. Designação de cá, das florestas noruegas, dos cavaletes de serrar. O velho livreiro servia-se com um frágil há anos, similar aos que se podem ver carregando no link atrás. Autêntica varanda de gaio (designação campónia para estrutura pouco resistente), que abanava que nem varas verdes. Pouco adequada a troncos de peso considerável que são os que utilizamos para lenha.

Como lá por aquele penhasco pouco material se encontra que não seja o da árvore e umas tábuas desiguais que foram guardadas para uma outra ocasião, remédio outro não houve que abater árvore seca e fazer dela um outro mais sólido. E ei-lo aqui de cavalete novo e robusto, que nem apache renegado, precavendo-se da invernia que não tarda.

IMG_20181001_115057

Três dias na floresta, toucinho e feijões, vontade e artifício, e eis o inverno preparado. Não vão as nossas mulheres dizer que vamos para lá encher o odre de cerveja e aguardente, que vamos mais pela carraspana que pla lenha, aqui se lavra testemunho e prova.

IMG_20181002_125552

De vez em quando, é bálsamo restaurador este tipo de trabalho; e este retiro dos barulhos do mundo. Nem que seja por uns dias. Para traduzir isto em termos que os mais dados ao belletrism (e que outra gente no luso quadrilátero se encontra meu deus?) entendam, é a famosa receita oitocentista de Jerome K. Jerome no Three Men in a Boat (To Say Nothing of the Dog). E que, para evitar que tenham que ir agora pela vastidão das bibliotecas pessoais à procura do voluminho e a verificar a citação, aqui se deixa:

IMG_20180908_115357

Sobre soliplass

email: friluftogvind@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

5 respostas a Sagkrakk

  1. hmbf diz:

    Se a inveja te chegar de aqui, ainda tombas com o mau olhado. Saúde,

  2. o Henrique humpf roubou-me as palavras. Que fique, além de lavrado e serrado, não me lembro bem qual o verbo correcto polla ocasião, selado 🙂

  3. Daniel Abrunheiro diz:

    Absolutamente invejável, esta harmonia.

  4. soliplass diz:

    Provavelmente até eu vou no futuro sentir inveja destes tempos. No orçamento de Estado apresentado hoje, há, finalmente a autorização para que a companhia onde trabalho nos substitua por tipulações low-cost. Bom, pelo menos o bom homem tem lenha feita par três invernos…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s