Impressões e palpites

No café, enquanto vou tomando a bica ao balcão, ouço na televisão do canto que (numa sondagem qualquer) o PS se aproxima de uma maioria absoluta.

No Causa Nossa leio que «Argumentei várias vezes que a Geringonça é uma solução governativa demasiado onerosa em termos orçamentais (seguramente mais de mil milhões por ano em aumento da despesa corrente)».

Espero que os portugueses não caiam na esparrela de conceder novamente através do voto o aval a essa espécie de ditaduras plebiscitadas que são as maiorias absolutas. A impressão que me fica do que escreve Vital Moreira no Causa Nossa é que o que verdadeiramente o incomoda não é o oneroso da solução governativa da Geringonça. É que essa onerosidade tenha que ser negociada com os partidos à esquerda e uma parte mais ou menos substancial se destine a transferências para a parte menos afluente da população. Se a mesma maquia se destinasse a ajustes directos com as empresas de sempre, a empréstimos a empresas sediadas em off-shore, a benefícios e mordomias à classe gestora e rentista do país a coisa não o incomodava por aí além.

O meu palpite é que ainda que na aparência a solução governativa actual com os seus (segundo ele) mais de mil milhões por ano em aumento da despesa corrente seja onerosa, na prática tem as condições para ser económica. Curto e grosso, rouba-se menos. Numa solução governativa desta natureza, o maior partido, o PS está fiscalizado pelos parceiros de coligação. Não pode, como em ocasiões anteriores, fazer do orçamento o que quer e distribuir apenas por quem lhe convêm. E deixar roubar os de sempre, que nisso o maior partido da oposição, o PSD, nunca o fiscaliza ou fiscalizou por aí além.

Mas isto são só impressões minhas, que de política ando arredado. E claro, Soliplass é um boneco. Sou Vitor Rodrigues, licenciado em Ciência Política pela FCSH, e (creio que ainda) o militante nº 59145 dessa “plataforma de negócios” que conhecemos por PS.

Sobre soliplass

email: friluftogvind@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s