Da terra

IMG_20181220_174411

 

Houve tarde de sol, inicio a poda das oliveiras. É cedo ainda, mas como ficam no planalto não haverá perigo por aí além de geada. Trabalho vagaroso, sem pressas. O Bjorn diverte-se, indo buscar a bola que lhe atiro regularmente. Há cheiro bom de rama queimada, de terra, ar límpido e vista desafogada.

O velho livreiro de Oslo, certa vez que visitou o país a meu convite, perguntava-me porque estava tudo ao abandono, as casas caídas, porque é que o país era pobre, sendo tão fértil. A pergunta doeu-me. Tentei explicar com o pavor que o país tem do trabalho braçal. A vergonha que é mexer na terra, sujar-se, cuidar, proteger uma herança. Toda a gente ambiciona ser urbana, evoluída e moderna, culta ou mesmo,… erudita. Depois a coisa resulta em farsa e ridicularia. Experimentem pesquisar no google em língua portuguesa quem refira ou vos mostre «a traição como forma de existência» de Soljenitsine e o ignorar e abandonar à sua sorte daqueles que caiam na malhas da repressão soviética, as páginas do Retouches à mon Retour de l’U.R.S.S, de André Gide, do início do cap. IX , onde se explica que na URSS de então ninguém se queixava da miséria por saber que ia encontrar por parte dos seus compatriotas, não a comiseração mas o escárnio (1, 2). Experimentem e estão cá de novo dentro de pouco tempo…

Há pouquíssima gente que concilie o trabalho braçal com a cultura e o saber. Mas há alguns. Um deles, favorito cá da casa, maravilha da blogosfera portuguesa. Olhando a foto, na direcção do tractor, para lá da serra, em vôo de pássaro cerca de vinte e cinco ou trinta quilómetros, vive um sujeito de bom-senso e bom-coração que escreve um dos blogs que mais gosto de ler, e que, ao contrário de mim, escreve de forma cuidada e elegante; sem o típico desviar os olhos (ou as mãos) do seu país e da sua História. É o Viajante no Tempo.

.

 

Sobre soliplass

email: friluftogvind@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Uncategorized com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s